Da recepção ao centro cirúrgico, do pronto socorro à farmácia, as mudanças de infraestrutura, capacitação e organização de processos e procedimentos no Hospital Regional de São Luís de Montes Belos (HRSLMB), em Goiás, impactaram na qualidade do atendimento à saúde da população da cidade e de toda a região.

Desde que o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu, no início de setembro, a organização social realizou um diagnóstico completo para determinar as melhorias necessárias. O objetivo é transformar o hospital em referência no atendimento de qualidade a população.

Uma das mais importantes mudanças foi a modernização das instalações elétricas em áreas importantes como as enfermarias, principalmente de Covid-19, sala de tomografia e recepção. A farmácia dentro da unidade hospitalar também passou por adequações de segurança, procedimentos na requisição de medicamentos e gerenciamento de estoque.

Quem necessita visitar as dependências do Hospital Regional identifica rapidamente melhorias mais visíveis, como a modernização das sinalizações internas e externas.

 

Estadualização

O Hospital Regional de São Luís de Montes Belos foi estadualizado em abril deste ano e reinaugurado pelo Governo Caiado para dar continuidade, com qualidade, aos atendimentos já oferecidos à população, como clínico geral, pediatria e obstetrícia, além de inaugurar uma ala específica para o combate à Covid-19 e integrar a rede de hospitais HCamp  criado pela Secretaria de Saúde do Estado  Goiás.

A ala para pacientes com síndrome respiratória aguda grave é formada por 34 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 de enfermaria. O Hospital de São Luís também conta com 22 leitos para atendimentos de outras especialidades, sendo 16 de enfermaria e seis de semi-intensivo/estabilização.

Em dois meses, a equipe de saúde realizou mais de 500 atendimentos de Covid-19, sempre com a preocupação do acolhimento e qualidade no tratamento do paciente. No total, 87 pacientes foram recuperados da doença desde o início da nova gestão. Só em outubro, foram mais de 2.000 atendimentos gerais realizados, com uma taxa de satisfação, de acordo com a Ouvidoria da unidade, de mais de 90%.

Para se tornar referência, o hospital também está investindo constantemente em cursos de capacitação para colaboradores das áreas de saúde e administrativa e, especialmente, para os que foram contratados no último período a fim de reforçar o atendimento à população.

No período de setembro e outubro, o hospital participou das campanhas do Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio,  do Setembro Verde, de doação de órgãos e do Outubro Rosa, que alertar pacientes e colaboradores sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

A unidade de saúde iluminou a fachada e usou a tecnologia para desenvolver uma arte digital explicativa sobre o tema para ser compartilhada em aplicativos de mensagens.

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