Ação de junho laranja divulga a importância da conscientização sobre a anemia e a leucemia e incentiva a doação de sangue e medula óssea, medidas que ajudam a salvar vidas
Todos os anos a campanha Junho Laranja é realizada no Brasil para alertar sobre a duas doenças: anemia e leucemia que precisam ser diagnosticadas e tratadas. Sintomas como cansaço excessivo, dores, fraqueza, falta de ar, perda de apetite, tontura, palidez podem ser sinais alerta.
A anemia é a ausência de nutrientes como ferro, vitamina B12, ácido fólico ou a redução de glóbulos vermelhos. A leucemia está entre os 10 tipos de cânceres mais comuns no mundo e, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, e os pacientes podem ser submetidos ao transplante de medula óssea.
“Ser doador de medula óssea pode salvar vidas, de alguém próximo ou mesmo de quem não se conhece. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos pode ser um doador voluntário”, afirma o diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), Getro de Oliveira Pádua, que comanda a gestão de quatro hospitais públicos no interior de Goiás.
Para ser doador basta estar em boas condições de saúde e se inscrever no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
A campanha Junho Laranja é o tema desta 43ª edição da “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical –, um dos mais importantes projetos do IMED de conscientização e amparo emocional a pacientes e equipes médicas, é transmitido para o Hospital Regional de Formosa (HRF), Hospital Regional de Luziânia (HRL), Hospital Regional de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital de Urgência de Trindade (Hutrin). “Ser doador de sangue ou medula é muito importante, sua doação pode salvar vidas”, disse o cantor e voluntário do projeto, Hercílio Ramos Júnior.